papo sério | BULLYING |

15:48

♪ you wanna be a loser like me.
Nos últimos anos muito se tem ouvido falar de ‘bullying’, mas até que ponto você sabe o que é isso e o quão é grave? Pois então, vamos esclarecer algumas coisas sobre esse assunto, que pode não parecer, mas é muito serio.

Definição

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. (Revista Escola - Abril)

Em resumo, bullying é agressão cometida intencionalmente – física ou verbal - contra alguém, repetida vezes. Esse tipo de intimidação ocorre em vários ambientes, mas pode ser notado principalmente na escola, onde jovens sofrem maus tratos físicos ou até mesmo lidam com algo que pode ser aparentemente inofensivo, os apelidos. As consequências podem ir de abalo emocional à SUICÍDIO. Pois é, bullying é coisa séria, colega.

Diferenças

Notavelmente quem pratica bullying 'acha-se' superior a vitima. As diferenças é o que geralmente leva alguém a praticar, diferenças como: a aparência, por ser especial, racimo entre etnias ou religião, local de moradia ou nível de renda. E isso ocorre por meio de chantagens, insultos, agressões, difamação, ameaças, apelidos e constantemente fazer passar vergonha.
Outra dimensão dessa prática é o Cyberbullying, que é quando se usa a tecnologia para praticar constrangimento a alguém, mas as consequências são as mesmas. 

Consequências

Quem sofre com as agressões derivadas do bullying pode apresentar insônia, marcas de ferimentos, diminuição no desempenho escolar, transtorno alimentar, isolamento social, irritabilidade, autoagressão, depressão e até mesmo tentativa de suicídio. Vê? Não se brinca com isso.
Bullying é crime sim! No Brasil no dia 28.05.2012 de acordo com o site senado.gov.br/ foi elaborado uma proposta para punir com prisão quem pratica.
“Os juristas que integram comissão especial designada pelo Senado para elaborar proposta para um novo Código Penal aprovaram nesta segunda-feira (28) sugestão para a criminalização do bullying, prática de assédio moral que vitima crianças e jovens dentro do ambiente escolar. Tipificada com o nome de “intimidação vexatória”, a conduta pode ser punida com prisão de um a quatro anos de prisão, se o autor for maior de idade.”

Como ajudar?

Geralmente a vitima sofre em silêncio temendo a violência física. Então depende de nós ajudarmos. Apenas assistir não ajuda em nada, se quem sofre está incapacitado de relatar o que se passa com ela podemos ajuda-los! Por sempre incentivar a procurar ajuda, demonstrarmos que não apoiamos de nenhuma forma o agressor e protege-los como pudermos. Somos todos iguais, colega! Um dia fomos ou seremos Loser!

Loser Like Me - Glee - tradução.: Fracassado Como Eu
Sim, você pode pensar que eu sou um zero a esquerda. Mas, ei, todo mundo que você quer ser provavelmente começou como eu. Você pode dizer que eu sou bizarra (Eu não ligo), mas só me dê um tempinho, aposto que vai mudar de ideia.

Todas as pedras que você tem jogado em mim, não é tão difícil de aguentar, isso mesmo. Porque, eu sei que um dia você vai gritar o meu nome e eu vou ignorar, isso mesmo.

Vá em frente, tenha inveja de mim e fofoque bastante, para que todos possam ouvir. Me bata com seu soco mais forte e me derrube. Querido, eu não ligo. Continue assim e logo, logo você vai entender. Que você quer ser, você quer ser um perdedor como eu, um perdedor como eu.

Me empurra de novo contra o armário, mas eu não vou nem me importar. Eu vou descontar em você quando eu for o seu chefe. Não estou pensando em vocês, seus invejosos, porque eu poderia ser um super astro. Te vejo quando você for lavar o meu carro.

(...)

Ei, você bem aí, continue segurando o "L" no alto. Ei, você bem aí, continue segurando o "L" no alto, porque eu não me importo. Você pode jogar paus e pedras, como foguete, me veja subir. É, L-O-S-E-R*. Eu só posso ser quem eu sou.
*Loser = lesado, perdedor, fracassado.
_________________

Fonte:

Vai gostar também...

0 recadinhos